top of page
  • setevidasemnovemun

O Universo Expandido e os Sistemas - PARTE 2

Atualizado: 19 de dez. de 2020

Continue descobrindo os mundos e suas curiosidades. Embarque nessa aventura!



6. O sexto sistema: Exkepclu

O sexto sistema possui quatro planetas, mas apenas dois são habitados. Circulam um sol de cor acinzentada que emite rajadas de energia para seus polos. Foi escolhido para ser o sistema de segurança do império, tendo que manter a maior prisão para criminosos de guerra. A espécie original do sistema é a Tavula, são fortes e resistentes.


Exkepclu

Exkepclu é um deserto de cor avermelhado não muito convidativo. É comum que as áreas desérticas alaguem com as chuvas, e depois desapareçam deixando as dunas voltarem aos seus lugares de origem. Um único grande oceano é visto do espaço, e possui um tom verde escuro e divide seu espaço com vários lagos de tons amarelos claros ao longo da superfície.


Assos

Assos é a capital do sistema, tem um visual envelhecido, com muito cinza de metal velho e laranja enferrujado. É dividida em duas partes principais: a prisão no centro, que nada mais é do que a cidade antiga cercada e feita de presídio universal; e a cidade civil, que fica depois do anel desértico e circula todo o perímetro urbano. A cidade prisão funciona quase que independente da cidade civil, tem uma arquitetura robusta e sofisticada, ainda que destruída. Já a cidade civil se dá como uma metrópole comum, com edifícios altos e sofisticados, ruas largas e separadas em vários distritos planejados sobre a areia vermelha escura. O anel desértico separa uma da outra e tem cerca de 9km de diâmetro, há várias criaturas soltas que impedem as fugas da prisão. Uma ponte com a altura do muro de 21m liga o prédio da prefeitura ao prédio de administração da prisão, nos dois lados do norte do anel.


Grande Beco

Grande Beco fica ao sul de Exkepclu. É uma cidade cercada por um enorme corredor de pedra que leva do centro à baía. Há alguns grandes prédios de vidro que refletem a luz do sol do entardecer e projetam sombras nos paredões. Na área mais alta, no fim do corredor, o beco antigo permanece intocado, com grandes mansões espremidas em calçadas curtas. Apenas veículos de pequeno porte conseguem trafegar na região do beco antigo.


Holover

Holover é o lar dos ricos e poderosos de Exkepclu. É um planeta de clima semitropical na maior parte de sua extensão, com mares azuis, fartos jardins e cidades bem formadas. É conhecido por ser o reduto secreto da aliança rebelde.


7. O sétimo sistema: Satsu man


O sistema de Satsu Man é o reduto das reservas econômicas do império e, por isso, é o sistema com mais guardas civis do Universo Expandido. Também tem a maioria das empresas financeiras e de gestão de recursos, além de companhias de turismo corporativo. Também possui grande apelo para o turismo recreativo, sendo considerado o sistema mais bonito. Os Dôlora são a espécie original do sistema, são valentes, ainda que pacíficos.


Satsu Man

Satsu Man possui terras vastas. Seu solo é todo de areia branca, com exceção dos polos e das regiões montanhosas, onde há terra sólida. Não há oceanos ou mares, sua superfície é toda coberta por lagoas rasas de água cristalina. As cidades são construídas sobre grandes plataformas de madeira ou concreto, onde podem edificar sem problemas com o solo arenoso. A maioria dessas cidades estão no meio de enormes florestas tropicais para se aproveitarem das raízes das árvores e de seus fortes troncos.


Siabu

Siabu é a capital do sistema, situada na região central do ocidente de Satsu Man. A cidade é formada por grandes e pesadas placas de concreto sob a areia. Há diversas árvores de tamanhos absurdos espalhados ao longo da extensão urbana, e as estruturas se integram a elas. Siabu têm várias lagoas dentro de seu território, o que a torna um dos principais pontos turísticos do sétimo sistema e de todo o Universo Expandido. É sempre um reduto de paz e tranquilidade.


Remoda

Remoda fica ao sul de Satsu Man, em uma região mais árida. Diferente da capital, Remoda é construída quase toda em bases de madeira, o que não a limita de possuir grandes edificações e estruturas de mobilidade. Parte da cidade fica sob solo fértil, o que torna Remoda uma excelente produtora de cereais, além de proporcionar visitas guiadas nas cavernas próximas.


Gleria

A cidade cinzenta de Gleria se formou em uma cratera de dimensões absurdas, o que fez com que as areias dessem espaço para chegar à terra. Ela possui edifícios brancos, estradas claras e muitos campos verdes na área urbana. O entorno da cidade é usado para cultivo agrícola e usinas industriais até chegar no fim da cratera e início das areias. É conhecida pelo seu palácio central com linhas retas e duras, que fica sobre um prédio fortificado. É comum que haja alagamentos em tempos de tempestades, mas a parte baixa da cidade foi construída tendo este problema em seu projeto urbano.


Gragúrio

Gragúrio é um planeta traiçoeiro, de vida selvagem mortal e silenciosa, mas mesmo assim é muito procurada por pesquisadores e aventureiros. É tomado por diversos biomas, sendo que os principais deles são os tropicais e pradarias, com bastante incidência de matas fechadas.


Montaja Elura

Montaja Elura é a capital de Gragúrio, e é cercada por uma longa periferia que se destaca mesmo vista do espaço. A cidade não é dividida, mas é perceptível a diferença entre as regiões ao longo da área urbana. Enquanto na periferia as ruas são bem largas e possuem árvores grandes e afastadas umas das outras, na região central os edifícios tomam conta e as calçadas são mórbidas e vazias. O centro comercial e turístico fica sob dezenas de platôs naturais que são ligados por escadarias de pedra, o acesso por veículos terrestres é impossível. Montaja Elura também abriga as áreas mais afastadas da cidade, onde só é possível chegar atravessando estradas de terra batida e pontes de concreto e madeira deterioradas. Favelas esquecidas, com corredores claustrofóbicos e casas altas porcamente levantadas, se formavam ao final destes caminhos.


Jeruda

Jeruda é um planeta pequeno e o último do sétimo sistema. Tem um visual rústico e único que remonta à sua longa história de grandiosas civilizações. É conhecida por suas chuvas leves quase que constantes em todo o planeta.


Dulofosso

Dulofosso é a capital de Jeruda, e em nada se parece com uma cidade formada. O aspecto de ruínas de uma vila antiga é mantido desde sempre. Ainda que há grandiosas edificações e um ou outro monumento de grande proporção, o visual rústico e primitivo prevalece. As ruas são cobertas por um tipo de pedregulho cinza, grandes e largas árvores adornam as esquinas principais e o principal meio de locomoção é animal. O tecnológico e moderno se mistura às ruínas e torna a cidade viva, mesmo que presa ao seu glorificado passado.


Alágora

Alágora é o nome de uma ilha, que também foi sede da antiga cidade de Alágora, lar dos detanorianos de Satsu Man. Vista de cima, tudo o que há é um grandioso templo abandonado de arquitetura rústica e elitista, feito em pedras pretas e douradas. Porém, dentro do templo, há túneis que levam a diversas salas, corredores, câmaras e pavilhões, além de um aqueduto que abastece todo o lugar. Mais para o fundo, além das escadarias do subsolo, há templos menores e uma caverna que guarda a verdadeira cidade. Está que possui um porto e uma baía, além de uma praia interna com passagem para fora da caverna. Durante as horas do dia, o reflexo das águas da baía ilumina o teto da cidade e é refletido para a área habitacional pelos cristais na rocha.


Colimaru

Outro planeta muito procurado por aventureiros e entusiastas é Colimaru. Um planeta de visuais estonteantes e lar de animais exóticos. Com grandes montanhas e enormes vales, por conta de tais características, foi escolhido para abrigar dragões perdidos pelos mundos, tornando-o um santuário para esse tipo de animal. Há poucas cidades padronizadas, mas muitas vilas de nativos se espalhavam pelos biomas.


Parque Continental

A única cidade estruturada nos moldes convencionais é Parque Continental, que fica ao sul do planeta. É a sede do setor turístico do planeta, além de suportar toda a carga de urbanização e civilização metropolitana de Colimaru. Tem um visual que lembra muito os parques naturais de vários outros mundos, mas isso é empregado a toda a área da cidade. Os grandes e luxuosos hotéis com temáticas sobre natureza se espalham pelas avenidas largas entre os estabelecimentos.


8. O oitavo sistema: Alador


O oitavo sistema é um rico e histórico mundo que foi muito importante durante as milhares de guerras do Universo Expandido. É o maior fornecedor de armas e armaduras do império e o único sistema não governado por alguém de sua espécie original, os vadaluzes.



Alador

Alador é um dos planetas mais importantes do Universo Expandido, isso vale tanto pela sua história quanto pela sua relevância. É um planeta grande, com continentes bem formados e oceanos de águas verdes. Foi um dos maiores produtores de armas do império, e isso o enriqueceu de forma grandiosa ao longo dos ciclos. Tem a maior concentração de pessoas da espécie Suprema em todos os mundos, beirando os 70% do total. Sempre envolta em mistérios, Alador mantém um regime rigoroso de civilidade e políticas públicas dentro de seu sistema.


Suprária

Também conhecida como Cidade Dourada por conta das casas da cidade alta, Suprária é a capital do oitavo sistema. É uma cidade peculiar em sua estrutura, já que se apresenta de forma vertical e se estende à um abismo para o mar aladoriano. Possui o maior palácio governamental do Universo Expandido. É dividida em três partes principais: a cidade alta, na qual vivem os ricos e poderosos; a cidade média, onde se concentra a maioria dos guardas da cidade e alguns membros da corte; e a cidade baixa, onde estão os mais pobres, mestiços e criminosos. Esta última divisão é a primeira forma de Suprária, e está abaixo do nível do mar. Constantemente sofre com fortes inundações, rompimentos de barragens e colapso de estruturas, além de ser parte do atual sistema de esgoto da cidade.


Agfus

Diferente de todas as capitais de sistema, aqui, Agfus é a cidade responsável pelo porto espacial de Alador, e não Suprária, que é a capital executiva. É uma cidade completa, ainda que se beneficie muito mais das políticas comerciais do que qualquer outro setor. Agfus é de uma cor cinzenta e suja, com torres finas e altas que se perdem nas nuvens pesadas. É dividida em quatro partes principais: o norte, onde fica o recebimento de tudo que vem do espaço; o leste, onde estão os setores responsáveis pelo trafego terrestre; o sul, onde fica o afastado porto marítimo; e o oeste que possui o aeroporto e detém o transporte aéreo da cidade. No centro fica o distrito urbano e as sedes administrativas com suas pontes ligando os prédios. Sofre com chuvas torrenciais e névoas sobre o solo lamacento. Não há um palácio na cidade, a prefeitura fica no edifício mais largo no centro urbano. Possui algumas favelas nas regiões baixas e próximo aos morros que decoram as laterais da metrópole. Neons, hologramas e fumaça ajudam a poluir o visual, o odor de metal corroído e mofo é comum nas vias públicas. Parte das pistas são magnéticas e autorizadas para carros preparados para isso, foi uma forma de criar vias altas entre os edifícios. Algumas regiões do fundo de Agfus são alagadas, e usam dos mesmos métodos de Aquária para funcionar.


Sentinel

Sentinel é uma cidade que foi criada para a produção de armas, e que sofreu quando esse tipo de objeto foi proibido pelo império. Teve que se adaptar e adotar outros modelos econômicos que fizessem a cidade continuar viva, como a produção de espadas e engenharia aprimorada. É a cidade mais segura de todo o oitavo sistema, com o acesso restrito a moradores, trabalhadores e oficiais do governo aladoriano. Há praças bem arborizadas e as ruas são largas e iluminadas mesmo nas noites mais escuras. Vista de cima, as estruturas se perdem em um gramado de árvores grandes e coloridas, ainda que possam ser avistados os sinais dos ciclos ruins.


Luzalá

Luzalá é uma cidade sólida, que fica longe dos mares e em uma região de montanhas altas e volumosas. A cidade se formou no topo do pico mais alto, e por conta disso, recebe muita luz durante o dia todo. Conforme a cidade crescia, estruturas foram criadas para abrigar partes da cidade e, quando elas não eram mais possíveis, surgiram gigantescos balões que sustentam novas áreas urbanas. As pontes maleáveis que ligavam um pico a outro foram inspirações para criar o mesmo método que liga os edifícios no solo às estruturas suspensas. Uma enorme estrada foi construída e liga o pico mais alto ao solo, para não isolar a cidade nos céus.


Rusdofar

Rusdofar é um dos maiores fornecedores do metal negro usado para a construção de armas e armaduras, este minério enriqueceu o planeta e lhe deu relevância. Não é muito elogiado pela sua beleza, possui oceanos amarelos e um solo escuro. A vegetação é de folhas vermelhas e troncos cinza escuro, e a maioria das cidades menores são pobres e deterioradas.


Mortarrão

Ainda que mantém o mesmo aspecto fantasmagórico de Rusdofar, a capital tem uma interessante maneira de se mostrar. Com bairros nobres grandes e belos, Mortarrão se destaca em uma arquitetura rústica moderna e estruturas de luxo. Entretanto, as várias periferias pobres na região urbana contrasta com um visual de destruição cinzento, as ruas de terra batida se tornam estreitas e poeirentas.


Porto de Farga

Porto de Farga é um planeta pequeno, branco e gelado. Conhecido e procurado por mineiros atrás de um metal branco usado na composição decorativa de armas e armaduras. É composto por pequenas vilas que se espalham pela superfície e vivem de rotas comerciais, todas com arquitetura vazia e simplista.


9. O nono sistema: A MÃE


O nono sistema guarda a Mãe, um planeta isolado e de proporções absurdas que recebe as essências após a jornada pelos sete mundos civis. Essas essências chegam do nada pelo vácuo e criam caminhos brilhantes em diversos destinos pelo planeta. Há luas, outros planetas e vários corpos celestes que circundam uma estrela azul que emite leves pulsos de luz. É possível encontrar mares e terras de várias cores, árvores gigantes que se destacam sobre a superfície harmônica da Mãe. É como se todos os biomas de todo o Universo Expandido tivesse seu espaço em um único planeta. A vegetação emite uma luz pulsante, os diversos animais são calmos e pacíficos, e emitem a mesma luz em marcas pelo corpo. A Mãe também possui cidades estruturadas com prédios e ruas bem arborizados e, muitas delas, são cortadas por rios naturais. Lá existem, além de guardiões da Luz, as Luzes do Nono Mundo, que são representantes diretos do Pai. São considerados lendas pelo Universo Expandido porque os que se atreveram a invadir a Mãe, nunca mais foram encontrados.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page