A universidade de Ibdusodem já existia muito antes da grande guerra, ela foi desenvolvida a alguns ciclos após a expansão. Antes disso o conhecimento do universo expandido era disseminado entre viajantes e outras escolas e instituições. Com o estabelecimento de uma relação universal, a maior das escolas se tornaram propriedade do império em parceria com grandes organizações privadas, estava fundado o Centro de Conhecimento Expandido Universal, na cidade de Inteligus, capital de Ibdusodem. A instituição recebia milhões de alunos todos os ciclos, e foi a única instituição que restou após a grande guerra. Quando os Liatu assumiram e instituíram o império universal, a escola passou a ser chamada de Universidade de Ibdusodem e expandiu seu tamanho em mil vezes atingindo todas as ciências conhecidas nos nove mundos.
Atualmente a universidade ocupa 72 por centro da cidade de Inteligus e possui alunos de todos os mundos. O campus é cercado por um gigantesco muro circular, no centro exato do círculo há o grande fosso, um enorme buraco que se perde a baixo para as áreas subterrâneas da universidade. Do mesmo lugar sai uma torre com um disco achatado na ponta, onde fica as áreas administrativas da universidade e a sede do governo de Inteligus/Ibdusodem e a reitoria da universidade. Seria a construção mais alta dos nove mundos caso sua origem fosse na superfície do planeta. Cerca de meio bilhão de alunos estudam lá, e o dobro disso em funcionários, professores, investidores e pessoas envolvidas em projetos.
Na universidade há sete casas onde os alunos são selecionados de acordo com seu perfil psicológico, independente dos seus estudos, após convocados pela instituição. Os antigos alunos fazem um grande evento onde recebem os novos, e os fazem passar pela fonte seletiva, as águas mudam de acordo com a casa em que o aluno foi selecionado.
Tanfre
A casa Tanfre é conhecida por ter alunos que não costumam seguir regras, muito independentes e que gostam de desafiar superiores. Entretanto não é uma casa com perfil muito agressivo, já que na grande maioria, esses alunos preferem festar do que incomodar os outros. São identificados pelas cores verde e amarelo. A casa reside em um casarão iluminado ao sul do campus. Seu lema é: “Ainda que eu for proibido, não deixarei que mandem em mim".
Galbar
Galbar é o nome dado à casa dos mais ricos, não que isso seja uma regra da casa, mas a maior parte dos membros vem de grandes famílias. Não costumam serem muito gentis e eles possuem a fama de serem mesquinhos, a casa tem grande status dentre as outras. Usam o lema: “Nada que esteja a baixo afeta o meu voo”. É a casa que possui menos alunos. Suas cores são douradas e prata. A mansão de vidro da casa Galbar fica no topo de uma das torres baixas ao nordeste do campus.
Belbir
Os alunos da casa Belbir são conhecidos por seu altruísmo, tem uma grande facilidade em aceitar novos membros e possuem fortes amizades com as outras casas. Muitas vezes recebem provocações e apelidos que lesam os alunos Belbir, mesmo tendo grandes nomes na história que pertenceram a casa. A sede Belbir fica nos campos rurais a leste do campus, em uma construção modesta de cinco andares ao longo do muro. O lema da casa é: “Nada se constrói sozinho” e suas cores são cinza e branco.
Raipegran
Raipegran é a casa que pode ser identificada pelas cores verde e preto. Os alunos da Raipegran são conhecidos por serem mais naturalistas que os outros, partilham de pensamentos pluralistas, contudo, isso não é regra. Membros da Raipegran possuem uma rivalidade instintiva com a casa Galbar, em vários eventos já houve brigas generalizadas por conta de alguns membros mais agressivos. Seu lema é: “Natural como a natureza deve ser”. A casa Raipegran fica sobre e sob o grande lago do sul.
Nuablon
A casa Nuablon fica na região central da universidade, próxima ao grande fosso, em uma construção subterrânea. Os alunos selecionados para essa casa são geralmente gentis e inteligentes, é a casa com menos seres do sexo masculino, tendo apenas vinte por cento como homens. Os membros não se dão muito bem com alunos da Tanfre, pois não aprovam o comportamento anarquista que a casa rival prega. A cores da casa são azul-claro e amarelo e usam o lema: “A inteligência ultrapassa os limites das ciências e da imaginação”.
Vageron
Os aventureiros e corajosos são selecionados para casa Vageron, em sua maioria, os membros da casa são audaciosos e acreditam que a vida deve ser vivida ao limite. As cores da casa são pretas e brancas. Seu tema é: “Sem a coragem não há vida para se viver”. A sede da Vageron fica a oeste, vários metros acima do solo dentro do muro da universidade, os membros preferem descer por cordas suspensas do que pelas escadarias.
Logabas
A casa Logabas tem como característica a impulsividade, são conhecidos por serem encrenqueiros e não levarem desaforo para a casa. Usam as cores vermelho e cinza. Vários membros da casa já foram expulsos por conta de brigas internas, e com outras casas. Eles residem ao norte, tendo parte da construção dentro de uma montanha. Usam o lema: “Tudo que está na frente é um obstáculo a ser atropelado”.
Muito bom 👏👏👏👏