top of page
  • setevidasemnovemun

O Universo Expandido e os Sistemas - PARTE 1

Atualizado: 19 de dez. de 2020

A aventura se passa em vários lugares, as quais cada universo e sistema apresenta as suas curiosidades. Conheça e viaje explorando os universos.

Universo Expandido! – Disse um professor barbudo com olhos grandes e orelhas pontudas. Vestia um uniforme surrado de docente da Universidade de Ibdusodem e observava os guardas na sala com receio. – É assim que fomos ensinados a chamar nosso conglomerado de civilizações e ecossistemas. Sabem o porquê disso?! – Esperou por uma resposta dos alunos, mas tudo o que veio foi um bocejar preguiçoso. – Exatamente, é uma história tão antiga que os valores se perderam. Surgiu quando os planetas começaram seus processos de exploração além de seus próprios mundos, pouco antes do auge da Grande Expansão. Ninguém sabe ao certo quando o termo foi utilizado pela primeira vez, mas todos concordam que a origem foi em Dascart. Isso porque a inscrição foi encontrada em um livro dascartiano nas ruínas de onde viviam Humanos refugiados dos conflitos que viriam se tornar a Grande Guerra. Escrito muitos ciclos atrás, o texto estava no idioma dascartiano original e falava das primeiras explorações a chegarem no quinto sistema com tesouros e promessas. Foi então que o termo se popularizou e passamos a usar para se referir ao universo como um todo – observou a atenção dos guardas em suas palavras. – E isso inclui não apenas os sistemas originais, mas também os desconhecidos...



1. O primeiro sistema: O BERÇO da criação


O Berço é um sistema divino gerenciado pela Mãe. É guardado pelos guardiões da Luz e onde surgem as essências ainda brutas. Todos os ciclos, durante a convergência, as essências desabrocham para suas vidas, uma das poucas ocasiões divinas que a Luz permite que o universo assista. Toda a imprensa transmite o evento para todos os mundos. O Berço é um planetoide que fica na zona escura do universo. O acesso é muito difícil devido à um grande cinturão de asteroides que orbita o local. Não há outros planetas colonizados ou habitados, já que é um mundo divino. Muitas lendas circulam o primeiro sistema, isso porque muitos aventureiros tentam conhecer pessoalmente o Berço, mas nunca retornam. O sistema é grande, possui nove estrelas e alguns planetas e satélites. O planeta principal é pequeno e fica no centro, tendo uma rota complexa pelos astros. É coberto por um adorável gramado de cor alaranjada. Com grandes árvores distantes umas das outras, de troncos brancos e folhas azuladas que iluminam as noites. As águas cristalinas brincam com as cores do fundo do solo em pequenos lagos ao longo da superfície. As planícies se perdem no horizonte e pequenos riachos decoram as áreas de convivência do planeta, sinuosamente dançando em volta das raízes das árvores. O céu é enfeitado pelas luzes constantes dos astros que compõem o pequeno sistema em uma harmoniosa coreografia. Não há espécies inteligentes do Universo Expandido, apenas essências e seres de Luz. Eles são longos, de corpos transparentes e leves, assexuados e de puro branco. Vivem armados com lanças brancas decoradas em preto e dourado e armaduras cinzas. Usam seus poderes para proteger as essências e são comandados pela Luz a manter a ordem inabalável do Berço.


2. O segundo sistema: Lalúria


O segundo sistema possui dois sóis, um azul e distante e outro amarelo e mais próximo dos planetas, no qual impõe maior influência sobre as órbitas. Há cinco planetas no sistema, sendo que apenas três possuem suporte à vida. É a sede do império universal. Teve como espécie original a Liatu e tem um histórico muito rico em todos os aspectos. É comumente chamado de primeiro sistema por ser o primeiro sistema civil, e não divino, do Universo Expandido.


Lalúria

Lalúria é o planeta principal do segundo sistema. É quase que totalmente aquático e com muitas espécies marinhas desconhecidas. O oceano laluriano é muito iluminado pelas algas luminescentes que levam luz do alto para baixo, além de outros seres com a mesma capacidade e que fazem isso constantemente. Outro ponto que ajuda na iluminação submarina são os trilhos soltos dos trens que ligam uma cidade a outra. Há apenas um único e pequeno continente, onde foi construída a Cidade Capital. Nos polos, há milhões de quilômetros de placas de gelo que são usados por alguns povos que se desenvolveram naquelas regiões.


Cidade Capital

A Cidade Capital é a sede do império universal, casa dos imperadores Liatu e é a cidade mais populosa de todo o Universo Expandido. É a única cidade que está acima da superfície do oceano laluriano. Está sobre uma montanha e mantém níveis de altura para a área urbana, tendo trens suspensos e viadutos que levam do ponto mais alto ao mais baixo. A cidade é composta por torres altas de arquitetura futurista, rios e lagos decoram toda a extensão da metrópole. Por ser uma cidade histórica, muitas estátuas enfeitavam as vias e construções. As ruas são muito bem arborizadas e as praias são muito visitadas. Algumas áreas são reservadas para o cultivo agrícola e elas dividem a região habitada das praias e regiões de operações, como o porto.


Aquária

Aquária é a segunda maior cidade de Lalúria, diferente das outras cidades submersas, não há uma cúpula sobre ela, sendo completamente preenchida pelas águas. Os grandes edifícios se unem aos pequenos e crescem em meio à vida marinha da região. É a cidade mais verticalizada do segundo sistema, com quase 9km do solo até o topo do prédio mais alto. É também a mais profunda, estando a quase 21km abaixo do nível do mar. Assim como o mar laluriano, a cidade é conectada por trens, pontes suspensas e elevadores integrados às construções. A iluminação é mantida a meia luz quase que o tempo todo, porém, é complementada pelos neons e projeções holográficas dos edifícios. Em áreas afastadas, pessoas criam animais terrestres em grandes estufas e celeiros cobertos, e espécies marinhas em gaiolas. Próximo ao solo, na base da cidade, algas e animais iluminam o exterior e têm Aquária como seu habitat natural. A engenharia urbana é reconhecida pela Universidade de Ibdusodem como uma das melhores já criada. Um único grande acidente marcou a história de Aquária, quando o distrito leste caiu de um abismo, era possível ver as ruínas quando a luz entrava diretamente. Algumas expedições turísticas levam até a parte mais alta da cidade caída, e ajudam a manter lendas sobre o acidente e suas vítimas. O ar administrado dentro da cidade vinha de locais chamados de “fazendas de ar”, que o traziam da superfície em grandes dutos. O mesmo servia para água potável e energia, fazendo o tratamento e mantendo as usinas. As forças de segurança de Aquária são conhecidas pela eficiência, tanto a interna quanto a externa, porém, são criticadas pelas punições que, quase sempre, resultam em mortes. Nas regiões periféricas, há simplicidade absoluta, com praças, árvores e flores. E, assim como a Capital, muitas estátuas decoram a cidade dando-lhe um aspecto gótico e grandioso.


Marínea

Marínea usa muito das técnicas empregadas em Aquária, mas tem suas particularidades e cultura única. É a terceira maior cidade de Lalúria, se divide em sete grandes globos suspensos na água e presas ao solo, todas interligadas por tubos que servem de estradas. Há também outras duas cúpulas, uma delas alcança um abismo e resguarda Castelar, um bairro formado dentro de um antigo e gigantesco castelo. Por ter um histórico muito ligado aos antigos reinados dos Liatu originais, Marínea nutre, principalmente em Castelar, toda a majestosa arquitetura laluriana.


3. O terceiro sistema: Prit


O sistema possuí treze planetas, mas com apenas três deles colonizados. Circulam de maneira irregular uma única estrela azul grande e luminosa, que projeta raios longos para todos os lados. Detém o poder cívico militar do império e é onde são terinadas as tropas de guardas. A espécie Caldur é originária do sistema de Prit.

Prit

Prit é a sede do poder cívico-militar do império. Tem um solo escuro visto do espaço, mas é de um marrom esverdeado por seus longos e mortais desertos. É composto por quatro grandes rios verticais e rios menores o cortam horizontalmente, fazendo um ciclo de norte a sul por canais dentro do planeta. Sua população é reconhecida pelas conquistas em guerras ao longo da história.


Sarcof

Sarcof é a capital de Prit, fica ao norte do planeta e é banhado pelo rio Uordil. Não é uma cidade muito quente no verão, mas tem seus picos altos de temperatura, e no inverno é possível que tenha nevascas. A cidade sofre com constantes e fortes chuvas boa parte do ciclo. A cidade possui um gigantesco muro que a sitia, o acesso durante o dia é livre, mas a noite apenas os residentes podem permanecer na cidade. A muralha tem arpões funcionais para aviões e naves em casos de invasão, porém nunca são usados. Pequenas vilas se formaram do lado de fora do paredão para servir de abrigo para os não cidadãos e visitantes. Favelas surgiram escalando parte dos paredões ao longo de sua extensão. Sarcof é uma grande e assustadora base militar, com tropas treinando incansavelmente todo o tempo. Por conta disso, tem uma arquitetura rígida e sem muitos detalhes estéticos. Transportes terrestres de guerra andam pelas largas ruas mostrando as armas desativadas. É comum ver treinamentos com manobras perigosas em aviões de combate na zona oeste, onde fica o setor aéreo. Ao norte fica o setor marítimo, com grandes navios aquáticos e barcos, além de submarinos. E ao sul fica o setor espacial, com treinamento em naves espaciais e equipamentos cósmicos. Assim como outras cidades históricas, Sarcof possui muitas estátuas e monumentos em homenagem à grandes heróis, em especial, ao capitão Jalium.


Armária

Armária fica do outro lado de Prit, entre dois grandes rios secundários. Não é uma cidade muito extensa, mas ocupa boa parte do corredor de terra formado por ambos os rios, seu visual se assemelha a uma espada longa. Há alguns edifícios mais altos, mas é predominantemente formado por prédios médios. As ruas são largas e com bastante vida, planejadas para a mobilidade fácil e acesso pelas pontes sobre os rios paralelos. A arquitetura urbana é reta e simétrica, mas diferente de Sarcof, Armária ostenta cores vivas e alguns detalhes de destoam da seriedade militar.


Solo Roxo

Solo Roxo é uma das poucas cidades que se desenvolveram naturalmente que ainda existem sobre o solo de Prit. Tem esse nome por conta do solo de cor roxo escuro, mas mantém as ruas com contrastantes pedras brancas. Não é uma metrópole como a capital, mas ainda é grande e é um dos pontos turísticos mais visitados do terceiro sistema. Há inúmeras fontes de águas termais nas proximidades e a região montanhosa dá um charme a mais para as grandes e pequenas quedas d’água que circulam a cidade. Mesmo estando longe de qualquer rio de grande volume, a cidade é cortada por riachos, e não possui grandes edifícios para atrapalhar a paisagem. A cidade também é conhecida pelos seus cidadãos de renome, sendo o principal deles, o general Cedard.


Unado

Unado nasceu junto com Sarcof, foi pensada para ser a capital do Sul. Também é banhada pelo rio Uordil e com arquitetura bem semelhante a capital, Unado se desenvolveu investindo em estratégia militar. Possui muitos laboratórios e fábricas de armas que, depois da declaração de Alfro Liatu, foram convertidas em empresas de tecnologia.


Balicso

Balicso é um planeta de tom avermelhado vivo. Seus continentes são espalhados de forma harmoniosa pela crosta, e a água esverdeada se destaca em meio aos tons quentes. Possui uma lua que é conhecida e requisitada graças ao bar Terra Vermelha, de Arnánb Silibe.


Folauto

Folauto é a capital de Balicso, que havia ficado estagnada durante muitos ciclos por conta da importância de seu vizinho, Prit. Entretanto, houve um crescimento espontâneo que levou a cidade ao patamar de grande metrópole, tornando-a a quinta maior do sistema. Todo o tempo de desenvolvimento perdido fez com que Folauto ficasse com um aspecto moderno antigo mesmo com muita tecnologia visualmente retro. Possui cores nas estruturas, poucas arestas na arquitetura e cantos arredondados banhados em neon fluorescente, assim como tudo que era produzido na cidade e nos arredores. Nas manhãs cinzentas, a cidade é coberta por uma nevoa que lhe dá um visual de guerra pós-apocalíptica, mas acaba logo nas primeiras horas do dia.


4. O quarto sistema: Ibdusodem


O quarto sistema é um dos mais importantes e movimentados do Universo Expandido, isso porque sua história lhe rendeu motivos e riquezas incalculáveis. É um sistema extenso de sete planetas distantes uns dos outros e uma órbita harmoniosa em duas estrelas brancas. As rotas dos planetas seguem trajetos diferentes uns dos outros devido à ação da gravidade das estrelas do sistema. Cinco planetas possuem habitações fixas, e os outros dois possuem bases de estudos avançados. O sistema de Ibdusodem recebe pessoas de todos os mundos, muito por conta da Universidade de Ibdusodem. É o atual responsável pelo sistema de Dascart. A espécie original de quarto sistema é a Arcânuna, considerada a mais inteligente entre as espécies da criação.


Ibdusodem

Ibdusodem não é o maior planeta do sistema, mas é o maior com habitação fixa. Há quatro oceanos e três continentes bem espalhados pela superfície. Possui o maior porto espacial de todos os mundos, e o maior porto terrestre, na capital Intéligus. Tem uma hierarquia política diferente dos outros sistemas, aglomerando o cargo de prefeito da capital, governador do sistema e reitor da universidade na mesma pessoa.


Intéligus

A capital de Ibdusodem não é um local de fácil acesso, principalmente quando o assunto era entrar nos muros da universidade. Em teoria, qualquer um pode visitar a cidade e usar dos conhecimentos e serviços da universidade, mas, por segurança, é necessário fazer uma solicitação antecipada sujeita a recusa. Todo o entorno da área acadêmica é cercado por uma cidade normal e parecida com outras do sistema, com prédios altos e baixos divididos por distritos. As ruas são bem iluminadas e a luz se move ao longo delas. Algumas construções são integradas ao urbanismo e aos trens da cidade. Bem mais da metade do território urbano ocupado por Intéligus é tomado pela universidade, e cercado por gigantescas muralhas. É possível ver as expansões do campus pelas muralhas antigas que ainda estão de pé. Um sistema de transporte aéreo autônomo funciona dentro da universidade, levando alunos de um ponto a outro e para suas casas fraternais em estações espalhadas pelo campus. Apenas alunos e funcionários têm permissão para residir na universidade e usar de todos seus recursos sem restrições, deixando Intéligus responsável por visitantes não autorizados durante a noite. Há uma estrutura bem no centro da universidade que funciona como reitoria, prefeitura e sede do governo ibdusodeno, chamada de Disco. É a mais alta estrutura de toda Intéligus, e está suspenso sobre uma haste que vai ao fundo de um profundo buraco, o Fosso, que tem salas e laboratórios para cursos específicos.


Magnes

No extremo oeste de Ibdusodem fica Magnes, uma cidade que se formou em uma antiga ilha fortificada e que se expandiu para um pedaço do continente. Por conta de sua urbanização ser fragmentada e estar em partes distantes, Magnes ficou conhecida pelos sistemas de comunicações extremamente avançados. Muito desse avanço veio dos estudos da própria universidade que, no decorrer da história, acabou instalando um posto avançado na região da cidade.


Veorá

Veorá é uma cidade antiga e histórica, com algumas das escavações mais importantes em toda Ibdusodem. É muito disputada por empresas que trabalham com extrações e recuperação de itens de alto valor, inclusive já sendo registrados conflitos entre elas. Por ser uma cidade histórica e científica, sua arquitetura é simples e objetiva, com ruas de asfalto claro e pouca organização distrital ou civil. Os edifícios raramente passam dos sete andares, e a malha de transporte coletivo serpenteia os diversos pontos turísticos, científicos e históricos, quase não deixando espaço para veículos particulares. A população é grande, mas a densidade é pequena, com bastante terrenos e parques espalhados pela cidade.


Todar

Todar é conhecida como a capital das ciências administrativas, e isso se mostra em toda a área urbana da cidade. Cada aspectos é planejado, desenhado, e construído com o único objetivo de ser funcional e produtivo. Todos os ciclos acontecem a feira de ciências administrativas, e atrai pessoas de todos os mundos que buscam soluções estratégicas.


Mirtera

Mirtera é um planeta pequeno e de clima quente. É conhecido por ser o lar do Humano que é oferecido por Dascart e representa o sistema diante do Universo Expandido. Há poucas cidades com estruturas urbanas bem formadas, entretanto, muitos vilarejos rústicos se espalham por toda a extensão do planeta, e muitos deles quase não falam o idioma universal. É cercado de vários mistérios e lendas que fazem muitos dos pesquisadores da universidade terem grande apresso por seu povo e cultura.


Rotuvar

Rotuvar, capital de Mirtera, é uma cidade sombria e isolada. É composta por ruas largas e construções baixas, e cercada por uma mata densa. Há muitas mansões em seu território e é muito procurada para férias por conta de seus belos parques ecológicos e vida selvagem.


Noufage

Noufage é conhecida pelos seus cantores, que fazem sucesso e têm a admiração de pessoas de todos os mundos. É um planeta de beleza estonteante, cheio de vida tropical e rural, abastece a produção agrícola de Ibdusodem e vários outros sistemas. Possui poucas cidades, e elas são bem distantes umas das outras.


Jávida

A capital de Noufage é Jávida, uma cidade de hábitos caipiras, com uma forte cultura rural e inspirações religiosas da Luz. O centro cívico é pequeno, mas funcional. Boa parte da população vive nas fazendas que ficam nas redondezas do perímetro urbano. Alguns dos prédios são altos e volumosos o suficiente, mas os maiores são sedes das fazendas. Muitas pessoas que trabalham na cidade preferem viver nos edifícios rurais, o que mantém a arquitetura de Jávida bem espalhada entre os campos de cultivo e pecuária. Possui uma avenida bem movimentada que liga um lado a outro dentro do distrito urbano, com diversas construções monumentais, mas baixas. É comum que nos períodos de eventos da Luz, a cidade fique com mais turistas que moradores.


5. O quinto sistema: Dascart


O sistema de Dascart é o Sistema Solar. Tem a Terra como planeta principal e é o único com suporte à vida. É lar dos Humanos que foi a primeira espécie com essência e que segue as leis se sete vidas nos nove mundos. Os Supremos também viveram em Dascart durante o auge da criação, antes da criação dos outros mundos. O quinto sistema é isolado do Universo Expandido e não tem autorização para contato direto, pelo menos até que estejam concluídos os estudos da universidade de Ibdusodem sobre interação social universal.

Dascart

Dascart é um planeta de porte médio, e é considerado primitivo. Não possui um governo unificado e não fala o idioma universal. Atualmente está sob responsabilidade do governo de Ibdusodem e passa pela terceira tentativa de recriação da espécie Humana. Há apenas um contato mínimo com o exterior, entre alguns líderes de Dascart e os diretores da universidade, no entanto qualquer informação é proibida de ser repassada. Um Humano nascido em Dascart é escolhido para viver em Ibdusodem, e este serve como diplomata até sua morte, onde outro é escolhido.









19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page